Dicas para as festas de fim de ano!

Deixe um comentário

festas-de-fim-de-anoSabemos que o fim do ano é aquela época para reunir familiares e amigos e comemorar! Mas, é preciso ficar atenta e cuidar da saúde e alimentação para não exagerar! Por isso, confira algumas dicas da nossa nutricionista, Karla Christofoletti!

“Final do ano é época de confraternização e muita comida. A ideia é não exagerar no consumo de alimentos e bebidas e atentar-se a algumas sugestões para os dias seguintes da ceia de Natal. Olha só:

 – Faça uma dieta de desintoxicação;

– Beba bastante líquidos;

– Consuma frutas ricas em água, principalmente melão e melancia;

– Procure mudar sua alimentação de uma forma geral, incluindo grãos integrais;

– Abuse de saladas, prefira carnes magras e corra! Sim! corra para queimar as calorias extras adquiridas.

Entretanto, vale ressaltar que hábitos alimentares saudáveis devem ser realizados diariamente! Conheça alguns alimentos da ceia que, além de uma tradição, são saudáveis e ricos em propriedades antioxidantes e podem ser consumidos diariamente.

Romã: rico em antioxidantes, ele contribui para o controle do colesterol. Além disso, seu consumo diário ajuda a combater a formação de coágulos sanguíneos, responsáveis pelos enfartes. Reduz a inflamação das articulações (artrite, reumatismo); ajuda no alívio de diarreias; ajuda a aliviar sinais de cansaço e atrasa o aparecimento dos sinais de envelhecimento.

Nozes: contêm duas vezes mais antioxidantes do que castanhas, amêndoas, amendoins, pistaches, avelãs, castanhas-do-pará e castanhas de caju. Além disso, os antioxidantes presentes nas nozes têm maior qualidade e potência do que os dos outros frutos secos. Esses antioxidantes são entre duas a 15 vezes mais poderosos do que os da vitamina E. Os antioxidantes impedem reações químicas que ocasionam mudanças na estrutura molecular das células do corpo. O consumo regular pode reduzir o risco de doenças cardíacas, alguns tipos de câncer, diabetes tipo 2 e outros problemas de saúde. As porções dessas frutas consumidas devem ser pequenas, sete ao dia são o suficiente para obter os benefícios necessários.

Lentilha: uma pena ser apenas lembrada nas festividades de final de ano. Ela ajuda a reduzir e a prevenir o colesterol elevado e controla o diabetes. O alto teor de ferro, vitaminas do complexo B e fibras, contribuem para o bom funcionamento do intestino.

Uva: contém vitamina C e vitaminas do complexo B, mas o grande benefício da uva é ser rica em resveratrol, que está contido na sua casca, responsável pela melhoria da saúde cardíaca, prevenindo  vários tipos de câncer e aumentando a longevidade.  Além disso, é diurética e laxante.

Ameixa:  outra fruta que faz parte da ceia, tanto no Natal como no ano novo, é a ameixa. Boa fonte de fibras importantes para a dieta, como a celulose e a pectina. Melhora o trânsito intestinal e melhora a digestão. Outra de suas riquezas são as vitaminas A, E, e C, cálcio, potássio, ferro e magnésio. Por tudo isso, vale a pena consumi-la na ceia e sempre”, explica nossa nutricionista.

Algumas dicas simples podem fazer toda a diferença! Gostou? Comente!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s