Fotoenvelhecimento, o que é?

Deixe um comentário

fotooooO sol pode ser amigo da nossa pele, mas sem os cuidados necessários, ele também pode ser um vilão e provocar envelhecimento precoce. O melhor caminho para evitar o fotoenvelhecimento, é prevenir o problema usando filtro solar diariamente.

Nosso rosto é o que mais sofre com a exposição solar, pois ele está sempre exposto ao sol, por isso o uso do filtro é imprescindível em qualquer época do ano. Além de proteger contra doenças, como o câncer de pele, por exemplo, ele ainda previne o envelhecimento.

De acordo com o FDA – órgão que regulamenta os medicamentos nos EUA- o recomendado é usar protetor solar com FPS acima de 50 para pessoas de pele clara, principalmente se você estiver em altitudes mais elevadas, pois a exposição solar é ainda mais intensa. Outro cuidado importante, é evitar o sol entre 10h e 16h. Além do uso do protetor solar, ainda é possível prevenir o fotoenvelhecimento com uso de boné ou chapéu.

A pele que sofre com a exposição solar excessiva apresenta manchas, vasinhos, aspereza e rugas. E, sim, é visível a diferença entre a pele exposta ao sol e a que a não sofre coma influência dos raios solares.

Mas, como prevenir?

No verão, a exposição solar é ainda maior, por isso isso é essencial usar protetor com FPS 30 ou mais. Ele deve ser aplicado meia hora antes de se expor ao sol e ser reaplicado a cada duas ou três horas. Quanto mais clara for a sua pele, maior deve ser o fator de proteção. E, atenção, filtro solar deve ser usado até mesmo em dias nublados!

Na hora de escolher o protetor, é  preciso saber sobre sua composição! Os protetores em gel não são tão resistentes à água e ao vento, por isso são indicados para uso no dia a dia. No caso de exposição prolongada em praia, piscina ou atividades esportivas, os protetores cremosos são mais indicados!

Consulte seu dermatologista e previna-se! 

Deixe um comentário