Como a biopsia ajuda a diagnosticar doenças de pele?

Deixe um comentário

CCC

A biopsia é considerada um procedimento simples, onde um pequeno pedaço da mucosa ou da pele é retirado para análise patológica, facilitando o diagnóstico de uma doença de pele, que pode ser mais simples como a dermatose ou mais complicada, como um tumor, por exemplo.

Existem dois tipos de biopsias da pele: por “shaving” – o dermatologista retira uma pequena amostra de pele com a ajuda de uma lâmina ou bisturi que deixa uma cicatriz achatada, e por “punch”, neste caso, o médico utiliza um aparato redondo e cortante que penetra na pele e retira uma coluna de tecido. A espessura de tecido retirada neste outro método depende da região do corpo.

Na biopsia por punch, normalmente é necessário fechar a região com pontos. O pequeno pedaço de pele retirado é enviado para um laboratório de patologia. O procedimento é realizado com anestesia local, com ou sem vasoconstritor, isso também depende da indicação médica. No caso da biopsia por “shaving”, ela demora de três a quatro dias para cicatrizar, já a por “punch” leva de 5 a 14 dias, isto depende do local e do diâmetro do aparelho utilizado.

Além destas duas formas de biopsia, ainda existe a biopsia cirúrgica, onde toda a área retirada é enviada para o exame e o local, geralmente é suturado com mais de um ponto. Isto acontece em casos de lesões tumorais e doenças que atingem a área mais profunda da pele, mas algumas lesões ulceradas também podem necessitar deste tipo de biopsia.

A visita ao dermatologista é importante tanto para prevenir doenças de pele, quanto para tratá-las! Consulte sempre um médico!

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s