Evite sair de casa com fome, assim você pode escolher o que irá comer com calma e optar pelo que for mais saudável!

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 karlanutri

Nossa nutricionista, Dra Karla Christofoletti, preparou algumas dicas para não extrapolar quando for comer fora de casa. Confira:

Em barzinhos:

  • Antes de sair, engane o estômago com uma porção de castanhas ou sementes, por exemplo.
  • Antes de pedir a bebida alcoólica, peça uma garrafinha de água, você ganha tempo para checar todas as opções do cardápio e escolher melhor seu drink e seu petisco.
  • Prefira drinks que você já sabe que consumirá mais devagar e tente se contentar com uma dose.
  • Use o truque de intercalar um copo de água a cada dose.
  • Prefira bebidas com menor teor alcoolico, elas são menos calóricas.
  • Cuidado com os petiscos e porções! Evite os pães com patês à base de maionese ou versões de antepastos marinados em azeite.
  • Fuja das porções fritas, busque as não-fritas, comidinhas leves como: espetinhos de legumes , palitos de cenoura e pepino com molhos à base de iogurt ou carpaccio com alcaparras.

Em uma pizzaria:

  • Evite combinar pizza e bebidas alcoólicas. Os dois são considerados carboidratos, e, juntos, favorecem o estoque de gordura.
  • Prefira sempre os sabores mais leves (atum, escarola, mussarela, ricota, rúcula com mussarela de búfala), evite os recheios carregados de gordura.
  • Tente consumir a pizza com a massa fina.
  • Evite comer sobremesa.

Em um restaurante japonês:

  • Prefira os sashimis (fatias de peixe cru) aos sushis (rolinhos de arroz), pois estes são carboidratos.
  • Prefira o atum ou o namorado ao salmão.
  • Prefira os sushis com kani, pepino, peixes crus ou califórnia. Evite hot filadélfia, salmão skin e tempuras mais calóricos por serem empanados e fritos.
  • Troque os rolinhos primavera ou guiozas fritos, pela versão no vapor.
  • Prove os peixes grelhados ou opte por um mishossiro ao invés de usar pratos mais típicos da cozinha chinesa, como é comum nos rodízios.
  • Cuidado com a porção de shimeji ou shitake, divida-as com alguém, já que são preparadas na manteiga.
  • Acrescente limão espremido em seu shoyo light, além de diminuir o glutamato monossódico enriquece-o com vitamina C.

Em um restaurante italiano: 

  • Tente dispensar o couvert e fique com uma salada de entrada.
  • Divida seu prato de massa.
  • Prefira os molhos vermelhos aos brancos.
  • Tente evitar acompanhamentos na massa como: pães, queijos, azeite.
  • Evite as sobremesas ou divida-a.

Em uma churrascaria:

  • Sempre faça um prato de salada para iniciar! Abuse da salada de folhas verdes escuras e evite as saladas que contêm maionese ou batatas.
  • Prefira as carnes mais magras: alcatra, maminha, fraldinha e frango sem pele.
  • Evite picanha, costela, cupim, tender, lingüiças, queijos amarelos, carnes com bacon e coração de frango.
  • Como acompanhamento, evite os carboidratos. Se isso não for possível, troque as batatas, cebolas, mandiocas e polentas fritas, por pouco arroz e de preferência integral.

Em um restaurante Árabe:

  • Prefira os salgados assados aos fritos. Uma boa sugestão é comer o quibe cru e não o frito, mas cuidado com o excesso de azeite para o tempero.
  • Evite muito pão com patês!
  • Abuse das saladas e tabule, experimente abobrinha recheada de carne e manere na porção de arroz e charutinhos com arroz.
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