O poder das oleaginosas!

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As oleaginosas, nada mais são do que as sementes comestíveis das plantas como, avelã, amêndoa, castanhas, macadâmia, nozes, entre outras. Elas oferecem todos os nutrientes necessários para nosso corpo como proteínas, vitaminas, fibras, cobre, magnésio e zinco.

Porém, mais da metade da composição das oleaginosas está na forma de gorduras, mas apenas uma pequena parte desta gordura é saturada, ou seja, ruim para o nosso organismo. A maior parte da gordura presente nestas sementes é de boa qualidade e composta de ômega 3, 6 e 9, colaborando para o funcionamento do nosso corpo e diminuindo o colesterol ruim (LDL).

De todas as sementes que citamos acima, as nozes são as que apresentam maior quantidade de ômega 3 e 6. Já a avelã é a que contém maior teor de Ômega 9 e quem apresenta maior quantidade de gordura saturada é a castanha do pará.

Além do mais, as oleaginosas são ricas em antioxidantes e ajudam a prevenir os riscos de desenvolver doenças cardíacas, algumas formas de câncer e também o diabetes.

Para quem deseja controlar a alimentação, as sementes são ótimas fontes de lanches da manhã ou da tarde, pois diminuem os picos de fome. Elas também podem ser adicionadas em saladas, pães, tortas, recheios e massas. No entanto, elas são fontes de calorias, por isso seu consumo deve ser moderado! O ideal é consumir cerca de duas ou três unidades por dia.

E você, costuma consumir sementes? Qual a sua preferida? Conte para nós! 😉

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