Vacina contra HPV: tire suas dúvidas

Deixe um comentário

vacinação-hpv

Hoje vamos dar uma dica um pouco diferente, mas que pode ajudar muitas mulheres, e como nosso objetivo é promover sua saúde, aí vai:

O Papiloma Vírus é o principal responsável pelo câncer de colo do útero. Atualmente, já existem duas vacinas que protegem contra este vírus e mulheres de todas as idades podem se beneficiar delas. Entenda o HPV e esclareça suas dúvidas:

  • Qual vacina tomar?

Existem dois tipos de vacinas. A bivalente protege contra o vírus mais associado ao câncer de colo do útero, os tipos 16 e 18. E a quadrivalente protege contra uma maior variedade de câncer, os tipos 6 e 11, presentes em 90% dos casos de verrugas genitais.

  • Mas qual delas é a melhor?

As duas vacinas previnem o câncer de colo do útero. Porém, o médico é quem deve indicar qual delas a paciente pode tomar. Isto é feito baseado no histórico da paciente e de sua vida sexual. É importante ressaltar que não é possível tomar as duas vacinas juntas.

  • Quanto tempo dura a proteção?

De acordo com pesquisas, a vacina pode durar até 10 anos. E, as voluntárias que tomaram a vacina não se contaminaram mais depois deste período. Por isso, acredita-se que não há a necessidade de tomar a vacina mais de uma vez na vida.

  • Qual o melhor momento para tomar a vacina?

O ideal é a partir dos 9 anos de idade, antes de começar a vida sexual. Mas, de acordo com o Ministério da Saúde, é recomendado tomar até os 26 anos. No entanto, os médicos afirmam que mulheres de todas as idades também podem tomar.

  • Quem já contraiu o vírus também pode tomar a vacina?

Sim. A vacina ainda é capaz de proteger a mulher de outras variedades de câncer.

  • Após tomar a vacina, ainda é possível contrair a doença?

Sim. A vacina protege contra alguns tipos de vírus e sua eficácia não é 100%. No entanto, o risco de desenvolver a doença é menor. Mesmo em contato com o vírus, é possível que o organismo não reaja a ele e não manifeste nenhum sintoma ou reação.

  • A única forma de prevenção é a vacina?

De jeito nenhum! O uso da camisinha diminui a possibilidade de contaminação. É fundamental combinar diversas formas de proteção, associando a vacina com o preservativo. O exame anual de Papanicolau é muito importante para diagnosticar lesões e o tratamento precoce.

Previna-se e cuide da sua saúde! E você, tem mais alguma dúvida? Conte para nós!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s