Câncer de pele: previna-se!

Deixe um comentário

NOT-cancer-de-pele-proteja-se-deste-mal1352633642

O câncer de pele é a proliferação descontrolada de células cutâneas anormais. E, infelizmente ele é o que mais acomete as pessoas no mundo. De acordo com a Sociedade Americana de Câncer, a cada ano surgem mais casos de câncer de pele do que cânceres de mama, próstata, pulmão e cólon, juntos.

O tipo de câncer de pele mais comum é o carcinoma baso-celular. Ele costuma atingir pessoas que tomam muito sol sem proteção ao longo da vida. Geralmente, são encontrados no rosto e pescoço, pois são partes do corpo que ficam mais expostas ao sol. A evolução deste câncer é mais lenta e ele não tem alto grau de malignidade e, quando a retirado precocemente, as chances de cura são maiores ainda.

Já o carcinoma espino-celular é responsável por 25% dos casos. A evolução deste tipo de câncer é mais agressiva, podendo atingir outros órgãos, caso não seja retirado com rapidez. Ele é mais frequente em áreas úmidas, como os lábios.

O terceiro tipo de câncer de pele é o melanoma, ele é detectado em 4% dos pacientes e possui grandes chances de metástase e, neste caso, o fator genético é muito importante.

O sol pode provocar o câncer de pele, porém de maneira cumulativa, ou seja, aquela exposição solar exagerada desde criança e não apenas aquela do último verão. De acordo com pesquisas, a exposição solar excessiva durante os primeiros 10 a 20 anos de vida aumenta ainda mais o risco de câncer de pele.

Pessoas que costumam se expor ao sol e ficam vermelhas, mas nunca bronzeiam, devem estar mais atentas e utilizar um protetor solar com FPS 15, no mínimo. Quem tem a pele mais clara, é ruivo ou sardento, tem mais chances de contrair o câncer.

Além do mais, ainda é preciso estar atento aos horários de exposição! O sol mais agressivo é das 10h às 16h. É fundamental usar filtro solar, chapéu, guarda sol e óculos escuros.

O sol é fundamental para nossa saúde e muito benéfico, no entanto a melhor maneira de aproveitar seus benefícios é estar atento a proteção e evitar a exposição nos horários prejudiciais a pele.

O dermatologista é o médico mais indicado para cuidar dos sintomas do câncer de pele e auxiliar na prevenção. Evite a automedicação e procure sempre um médico!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s