Melanose Solar (mancha senil): como tratar?

Deixe um comentário

clinicaA melanose solar é popularmente conhecida como manchas senis, elas tem esse nome porque costumam aparecer em pessoas com idade mais avançada.

No entanto, estas manchas não estão relacionadas diretamente com a idade, elas são provocadas pela exposição solar ao longo dos anos.

As melanoses solares são manchas escuras com coloração que varia de castanho a marrom, geralmente pequenas, mas que podem chegar a alguns centímetros de tamanho. Elas costumam surgir em áreas que ficam muito expostas ao sol, como rosto, dorso das mãos e dos braços, ombros e o colo e são mais frequentes em pessoas de pele clara.

A exposição solar ao longo dos anos favorece o aumento do número de melanócitos (células que produzem o pigmento que dá cor à pele) e da sua atividade, quanto maior a produção de melanina, maior é o escurecimento da pele.

O ideal é prevenir a melanose solar através do uso do protetor solar nas áreas mais expostas ao sol, onde as manchas se manifestam. É preciso estar atento ao sol do dia a dia, que gradativamente vai danificando as células, que no futuro podem dar origem às manchas.

Mas para tratar as manchas já existentes, alguns tratamentos podem ajudar, como a cauterização química, criocirurgia, dermoabrasão, peelings químicos e a luz intensa pulsada.

Os resultados costumam ser bastante positivos, mas o exagero nas aplicações pode clarear demais as manchas ou causar cicatrizes, por isso é fundamental buscar um dermatologista apto a realizar estes procedimentos de maneira correta e segura. Evite a automedicação! Procure sempre um médico.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s