A verdade sobre a chia

Deixe um comentário

xiaaA chia é uma planta cultivada há muitos séculos no sul do México, ela era muito popular entre os povos maias e astecas, sendo um componente muito importante na alimentação.

Há alguns anos foi descoberto que a semente da chia é um dos alimentos mais complexos, nutritivos e funcionais que existe! Não é à toa que chia é uma palavra maia que significa ‘’força’’.

A semente é rica em fibras solúveis e insolúveis, a grande vantagem é que estas fibras presentes na casca proporcionam uma sensação de saciedade.

As fibras quando entram em contato com a água formam uma espécie de gel, este gel ajuda a regularizar o intestino, potencializa a absorção de nutrientes e retardada a vontade de ingerir alimentos, pois ocupa espaço no aparelho digestivo.

Além do mais, ela é rica em ácidos graxos do tipo ômega 3, importante para regularizar os níveis de LDL (colesterol ruim) e triglicérides no sangue e ainda possui quantidades adequadas de ferro, cálcio e magnésio.

A chia pode ser encontrada em grãos, óleo e farinha, mas o óleo não conta com os benefícios das fibras presentes nos grãos e na farinha.

Mas, fique atento! O consumo exagerado pode ter efeito contrário, pois os grãos são calóricos. Antes de inserir as sementes na alimentação, o ideal é procurar um nutricionista para orientar o consumo em sua alimentação diária.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s