Tratamentos estéticos no Brasil e no mundo

Deixe um comentário

esteticosNos tempos antigos a beleza era considerada um dom, atualmente, na nossa sociedade tecnológica e democrática o importante é não se acomodar. Cuidar da saúde e do corpo são rituais diários que fazem parte da vida de muitas pessoas e são sinônimos de vitalidade, disposição e autoestima.

De olho em tudo isso, cientistas americanos vêm investindo cada vez mais em pesquisas que possam aprimorar e revolucionar os tratamentos estéticos.

 Estudos divulgaram que pela primeira vez na história conseguiram criar células-tronco humanas através da técnica de clonagem.

Os estudos também procuram entender como as células podem ser eficientes para aumentar a produção de colágeno e elastina, preencher sulcos ou tratar a queda de cabelos. No Brasil, estas células ainda não podem ser utilizadas para fins estéticos, somente para pesquisas e experimentos médicos.

Ainda não existe uma forma de introduzir as células-tronco em cremes e xampus, mas a indústria farmacêutica vem utilizando enzimas, células e biomoléculas de plantas para proteger a nossa pele das agressões externas naturais e químicas.

Duas técnicas estão sendo muito utilizadas no exterior, uma delas consiste em colher células-tronco produtoras de colágeno (fibroblastos), multiplicá-las in vitro e reinjetá-las na pele para devolver a firmeza e sustentação. Nos Estados Unidos este tratamento vem sendo utilizado para preencher o bigode chinês, linhas de expressão que vão das extremidades do nariz até o canto da boca. Aqui no Brasil, para este problema, utilizamos o ácido hialurônico que também apresenta ótimo resultados.

A outra técnica utilizada na Austrália e Inglaterra é retirar a gordura de regiões como o abdômen, separar o material em duas partes e de uma delas o médico extrai as células-tronco e mistura com a outra porção e então reinsere no paciente. O objetivo é aumentar o volume dos seios e bumbuns. A prática ainda é muito polêmica, pois muitas vezes o paciente não obtém os resultados desejados. A técnica de enxerto de gordura é bastante utilizada aqui e vem se aperfeiçoando cada vez mais, mesmo sem a ação das células tronco.

É importante ressaltar que o sucesso dos tratamentos depende também da escolha do profissional. É imprescindível procurar clínicas de estéticas sérias e responsáveis para que além da beleza, sua saúde seja preservada.

Não corra riscos! Procure por tratamentos aprovados pelo Conselho de Medicina e por profissionais qualificados.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s