Saiba o que muda no corpo durante a após a gravidez

Deixe um comentário

Durante os nove meses de gestação o corpo da mulher passa por constantes transformações para acomodar o bebê e se preparar para hora do parto. Humor inconstante, ansiedade e manter uma vida saudável, são preocupações características deste período.gravida

A primeira preocupação feminina é com o peso que será adquirido na gravidez, isso depende muito do tipo físico da mulher e das suas condições de saúde. Mesmo assim, alguns especialistas afirmam que a média de peso adquirido é até 12 quilos.

O ganho de peso ideal por tempo de gestação é: 

  • Até 10 semanas: 650g
  • Até 20 semanas: 4 kg
  • Até 30 semanas: 8,5kg
  • Até 40 semanas: 12,5kg

Esta média é feita de acordo com o Índice de Massa Corpórea (IMC), porém, somente um médico especializado pode fazer esta medição de maneira correta.

Além do aumento de peso, algumas transformações também acontecem:

  • As mudanças na pele são constantes, por isso é importante mantê-la hidratada, principalmente as regiões que são mais propensas ao aparecimento de estrias, como parte interna dos braços, mamas, culote, bumbum, coxas e abdômen.

  • O corpo da mulher precisa se adaptar para o crescimento do bebê, e muitas vezes a flacidez da pele faz parte desta transformação, mas é possível combate-la com uma dieta saudável e nutritiva para evitar ganho de peso excessivo.

  • O uso de cremes também pode ajudar, porém, a forma correta de aplica-los é importante, o ideal é fazer massagens circulares, exercendo pressão sobre a pele, se não conseguir sozinha, consulte um profissional, as massagens além de relaxantes, melhoram a circulação sanguínea e também o aspecto da pele. O inchaço também é muito comum neste período, por isso a futura mamãe pode optar pela drenagem linfática para pernas e pés.

  • Cuidar dos dentes é fundamental para a saúde, as grávidas estão mais propensas a cáries, pois a gravidez costuma alterar o pH bucal facilitando o surgimento de cáries e inflamações na gengiva.

  • Cuide de suas mamas! Um bom sutiã é imprescindível, os seios precisam de um suporte maior neste período, use sutiãs confortáveis e com alças grossas, até mesmo na hora de dormir. Mantenha a região sempre hidratada, porém não use cremes na auréola, pois a mucosa é mais sensível.

  • Não podemos deixar de falar também sobre as mudanças no aparelho genital, os órgãos ficam inchados e pigmentados, e também há alterações na acidez vaginal, o que pode aumentar o surgimento de infecções. Deve-se visitar o ginecologista durante todo o período gestacional.

 Mesmo com tantas transformações o corpo da mulher pode voltar completamente ao normal. Dependendo do tipo de parto (cesária ou normal), em 15 dias a mulher já pode voltar as suas atividades, exceto academia, esportes radicais, corrida ou carregamento de peso.

 É imprescindível respeitar os limites do seu corpo, o ideal é voltar ao peso normal de maneira saudável. Consulte profissionais especializados para que tudo possa acontecer de maneira natural e seu parto seja um dia especial e sem maiores preocupações.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s