Doenças de pele: pelo encravado

Deixe um comentário

foliculite-pelo-encravado

O pelo encravado é caracterizado pelo seu formato ‘’curvado’’ que, ao crescer, penetra novamente na pele provocando uma inflamação conhecida como pseudofoliculite.

O que causa essa inflamação é o ato de raspar ou depilar, quando os pelos voltam a crescer novamente eles encravam.

Nos homens, as áreas mais afetadas são o pescoço e a nuca, já nas mulheres os pelos da virilha são os que mais encravam. Por serem áreas com dobras naturais da pele, alguns pelos já nascem de forma inclinada, facilitando o encravamento.

Com o seu crescimento, os pelos penetram na pele causando lesões avermelhadas e inflamatórias, devido à contaminação de bactérias e muitas vezes estas lesões vem acompanhadas de pus.

O primeiro passo para tratar dos pelos encravados é evitar barbear-se no sentido contrário ao crescimento dos pelos, deve-se utilizar a lâmina de forma suave.

Um médico dermatologista pode indicar cremes anti-inflamatórios ou antibióticos para amenizar as inflamações. Porém, para solucionar de uma vez o problema o tratamento mais indicado é a depilação a laser.

Tome cuidado com os pelos encravados, não tente desencravá-los em casa, isto pode aumentar ainda mais a inflamação. Procure um médico especializado, só ele pode indicar o melhor tratamento para o seu tipo de pele.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s