Câncer de pele: Dr. Marcelo fala sobre causas e tratamento

Deixe um comentário

_MG_0102

Por ser um país tropical e ter índices elevados de exposição solar, muitos brasileiros sofrem com doenças de pele. Um exemplo é o melanoma – um câncer de pele originado dos melanócitos, que são células que produzem a melanina, pigmento responsável pela cor da pele que, normalmente, surge a partir de uma pinta.

É preciso estar atento com a característica do melanoma que, geralmente apresenta-se como uma pinta de coloração preta, castanha ou da cor da pele, como destaca o dermatologista Dr. Marcelo Caitano. “O que chama atenção para o melanoma é seu crescimento rápido, bordas irregulares e, normalmente, múltiplas cores na mesma lesão. Pode aparecer da pele sã ou de lesões pigmentadas pré-existentes (como as “pintas” ou “sinais” de nascença). É frequente surgir como uma área de uma pinta já existente que cresceu, mudou de cor, ganhou contornos irregulares ou como uma nova pinta que surge na vida adulta”, fala.

 A maior parte dos melanomas diagnosticados é superficial, restrito à epiderme ou à junção dermo-epidérmica, que são camadas externas da pele e não costumam ser metastáticos. “Em estágios mais avançados, pode crescer para camadas mais profundas e para os lados. Com o aprofundamento do melanoma, há maior probabilidade de que as células sofram metástase, ou seja, caminhem para outros órgãos do corpo. As metástases mais comuns do melanoma são para o fígado, linfonodos e cérebro”, explica Dr. Marcelo.

 O tratamento do melanoma em estágios iniciais é cirúrgico. A probabilidade de sucesso na cirurgia depende do crescimento vertical do tumor. “As pessoas com tumores denominados restritos à epiderme apresentam chance total de cura, próxima a 100%. Quanto mais profundo o melanoma, mais difícil será o tratamento. O tratamento do melanoma metastático consiste em quimioterapia e tratamentos com imunomoduladores”, esclarece Dr. Caitano.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s